O melhor a fazer é planejar, sempre!

Muitas vezes o empreendedor dedica toda sua energia para construir cada etapa do seu negócio. E quando chega na comunicação – as vezes – emprega a dinâmica da tentativa e erro.

Nada contra, efetivamente. Mas entre tentativas e erros, vai alguns vinténs. Que farão falta em algum momento.

Quando na verdade o segredo (se é que existe algum) pode ser somente fazer um belo planejamento.

Você já incluiu o planejamento na sua agenda de hoje?

Nele estão as ações de comunicação da sua marca. Não vá pra cama hoje sem pensar nisso, okay?

Não vale a pena atirar para todo lado. Escolher o melhor caminho para vender o seu produto ou serviço pode ser muito mais indicado do que simplesmente uma arte bonita para ele aparecer na sua página do Facebook. Artes bonitas, por si só, não vendem.

Afinal, curtidas não pagam contas.

O primeiro passo sempre é pensar e responder algumas perguntinhas básicas. O que eu tenho para oferecer? Em quê meu produto é diferente? Quanto ele custa e porque ele é importante para quem comprar?

Daí em diante, vamos compondo poquito a poco cada parte deste belíssimo poema chamado PLANEJAMENTO.

Depois, precisamos pensar: qual etapa do processo pode ser interno? Qual etapa deverá contar com apoio de um especialista? Afinal, não há como ter controle de tudo. Por isso é bom ter um olhar externo do consultor de comunicação da sua confiança. Há casos que o custo de um trabalho interno supera qualquer aporte que seja feito externamente por uma equipe.

Penso, logo planejo. Vamos por aí que será muy bueno.

E, sem medo de voltar atrás, se necessário! Porque humildade é sempre importante para tudo dar certo nesta vida. Quantas vezes a Nasa adiou missões importantes para recalcular os riscos? Ou seja, se eles podem, você também.

Mas não se esqueça: Olhos no céu com os pés sempre bem firmes aqui no chão.